Filomena Farinha

Nascida no Sumbe, em Angola, aos 9 anos vai com a família viver para o Rio Grande do Sul, no Brasil. Em terras de “Vera Cruz” adapta-se com a sua nova realidade, criando laços de amizade e amor pelo país que até hoje perduram. Durante a sua estadia no Brasil atravessa as várias fases político-económicas do país, desde a sua chegada, em 1976, com o início do fim da ditadura, passando pela inflação galopante e as várias tentativas dos governantes para estagnarem a inflação até a estabilidade económica do país, através do Real, a moeda corrente. Em 1985, após o término do Ensino Secundário, inicia o seu percurso profissional. Em 1998, forma-se em Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS. Posteriormente, em 2011, já a residir em Portugal, é-lhe concedido o reconhecimento das suas habilitações literárias ao nível de Licenciatura, sendo este grau equivalente ao de Bacharel, no Brasil.
Durante toda a sua estadia no Brasil (1976 – 1999) sentiu o acolhimento e a hospitalidade característicos do povo brasileiro. Tendo consciência da importância do acolhimento ao viajante, tem como uma das suas principais metas na sua atividade profissional promover o bom acolhimento do turista que vem visitar Portugal.
Em 1999, chega a Portugal, e inicia uma nova etapa profissional em sua vida. Desde o seu nascimento que possui a nacionalidade portuguesa e sendo filha de pais portugueses sempre conviveu dentro dos costumes de uma casa portuguesa com certeza, factos estes que lhe possibilitaram uma rápida adaptação ao país. Atualmente, reside na região de Lisboa e trabalha como animadora turística, oferecendo serviços na área do Touring Cultural e Paisagístico e Turismo de Natureza. É responsável pelos conteúdos programáticos, pela investigação e desenvolvimento dos novos roteiros e eventos da Estrela d'Alva Tours. Faz acompanhamento personalizado nos tours.

 

 

Pedro Farinha

Filho de emigrantes portugueses, nasce na antiga Alemanha Federal. Aos 12 anos retorna a Portugal e fixa residência em Almada, cidade à beira-rio que tem Lisboa a servir como pano de fundo na outra margem do Tejo.
Frequenta o curso de Arquitectura mas decide mudar o rumo da sua vida e dedica-se de alma e coração ao desenho gráfico. Ao longo dos últimos 16 anos participa em diversos projectos editoriais alguns dos quais na área da Conservação da Natureza e Observação de Aves, através da edição de livros, revistas e mapas.
Em 2013 abraça o projecto Estrela d’Alva Tours, desempenhando as funções de tour manager e diretor de marketing.